Social Icons

 

sábado, 2 de julho de 2016

Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas

Uma pauta estruturada ajuda a planejar o tempo e é uma aprendizagem para o coordenador


Bom roteiro

Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação
Secretaria Municipal de Educação de Arari
Reunião de Formação Ensino Fundamental - 1º segmento
13 a 15 de Junho 2011
Identificação
Além de dar um tom oficial ao documento, o cabeçalho ajuda a localizá-lo em caso de consultas para os planejamentos futuros.
Objetivos
- Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base
na análise de bons modelos.
- Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante
e depois da leitura.
Saberes trabalhados
Deixe claras as metas de aprendizagem, relacionando-as com as estratégias que serão desenvolvidas ao longo da reunião.
Conteúdos
- Leitura e planejamento da leitura pelo professor.
Menos é mais
O excesso pode tornar a formação superficial. Opte por trabalhar somente um tema por vez, dependendo da complexidadade.
Materiais
- Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano.
- Livro O Nabo Gigante.
- Vídeo da mesma situação de leitura.
- Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner
Lista útil
Definir e especificar os objetos necessários aos estudos faz com que eles sejam providenciados com antecedência.
Desenvolvimento 
- Apresentação da pauta e dos objetivos da reunião - 5 minutos

- Ampliação do repertório cultural - 10 minutos

- Retomada da discussão sobre a leitura em sala de aula - 20 minutos:
- Perguntar aos professores como eles têm encaminhado essa situação didática: que critérios usam para a escolha do livro? Eles planejam as próprias intervenções para antes, durante e
depois da leitura?

- Coletivamente, fazer uma listagem das aprendizagens dos alunos em uma situação de leitura pelo professor, baseando-se nas referências teóricas do livro de Délia Lerner.
Momento cultural
Uma leitura, a apresentação de um vídeo ou uma conversa sobre uma exposição ou peça em cartaz são opções para iniciar a reunião.
Resgate de saberes
Ao retomar as conclusões anteriores, é possível verificar os conhecimentos adquiridos e marcar a continuidade do plano de formação.
- Tematização da prática docente - situação didática de leitura pelo professor - 1 hora:- Apresentar o livro O Nabo Gigante. Realizar a leitura e entregá-lo ao grupo para que todos conheçam e manuseiem a obra.
- Explicar que um conto de acumulação apresenta repetição de elementos ao longo da história e discutir o porquê dessa nomenclatura
- Distribuir a transcrição do vídeo que será repassado em seguida.
- Pedir para que grifem, façam anotações e, em pequenos grupos, respondam às seguintes questões:
Quais intervenções da professora parecem ter sido planejadas especificamente para a leitura daquele livro? (listar aqui as respostas esperadas)
Quais condições didáticas foram garantidas nessa proposta?
O que parece que a professora fez para se preparar para a leitura?
Que procedimentos deve ter usado para planejar? Discutam os itens que podem ter feito parte do planejamento.

- Exibir o vídeo.
- Dividir os professores em pequenos grupos para que debatam as questões.
- Socializar as conclusões e sistematizar os pontos discutidos.
Olhar reflexivo
Planeje as estratégias para problematizar a prática docente. Tome como objeto de reflexão bons exemplos de situações didáticas.
Previsão das respostas
Antecipe as possíveis reações em função dos problemas didáticos enfrentados. Isso ajuda a pensar em outras possibilidades de abordagem.
Hora de resumir
Planeje momentos de intervenção para amarrar o conteúdo. Sistematize os conhecimentos com base nos registros coletivos.
- Planejamento de leitura pelo professor - 1 hora:
- Entregar os livros de contos. Solicitar aos docentes que façam a análise e escolham um deles para planejar a leitura que farão em sala.

- Entregar um modelo de planejamento e combinar que essa atividade será iniciada nos grupos e continuará nos trabalhos coletivos.

- Socializar o que os grupos produziram e elaborar um só planejamento com base na discussão dos grupos.
Aulas seguintes
Dê tempo para que o grupo prepare coletivamente as aulas. Acompanhe o processo e dê espaço para discutir algumas decisões.
Avaliação e Comentários
Reserve um espaço para indicar se as ações foram realizadas e descrever situações que tenham saído do planejamento.
- Organização da sequência didática para o mês de junho - 10 minutos:
- Retomar com os professores as aulas realizadas e discutir, coletivamente, sobre as próximas aulas, levando em consideração o cronograma.
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário