A escola dos dias atuais tem espaço para proporcionarmos
aos nossos alunos uma educação de qualidade, basta motivá-los
a unir o conhecimento à vontade de mudar. Nela, encontramos
o ambiente propício para colocarmos em prática
toda a teoria que tem sido produzida pelos nossos ancestrais,
mesmo antes dos gregos.
Hoje, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que
formaliza a prática pedagógica, temos os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), que mostram que as escolas devem
desenvolver projetos de ação para fazer o elo entre o abstrato
e o concreto.
|
Imagem: Prof.: Manuel Jeovani |
Devemos considerar porém que nem só de experiências vive
a ciência. O desenvolvimento teórico tem um papel importante
nas descobertas e nas pesquisas. O laboratório deve unir a
teoria à prática, deve ser o elo entre o abstrato das idéias e o
concreto da realidade física.
As práticas de laboratório devem ser precedidas ou acompanhadas
de aulas teóricas. A linguagem deve ser simples e adequada
ao grupo de alunos, as estratégias didáticas devem ser
bem escolhidas para que as atividades laboratoriais não sejam
meras demonstrações. Assim, a teoria, as demonstrações, o método científico é um
sistema de procedimentos
que permite provar e
comprovar os resultados de
um experimento científico.
Somente a partir do uso
destas metodologias,
demonstrou-se a existência
dos microrganismos. O exercício prático e o experimento produzirão a interação entre
o aluno e o aprendizado de maneira prazerosa.
O uso do laboratório didático, no ambiente educacional, toma
dimensões gigantescas e se torna de extrema valia aos professores
que utilizam as atividades experimentais em suas aulas.
|
Imagens: Google |
Sabemos, contudo, que nem todos o utilizam, gerando
uma maior dificuldade na assimilação dos conhecimentos por
falta de atividades práticas, o que, por sua vez, prejudica a
construção do conhecimento, pelo educando. A discordância
entre a importância dada pelos docentes e a pouca realização
dessas atividades, na prática pedagógica, podem estar associadas
à falta de clareza que ainda se tem quanto ao papel do
laboratório no processo ensino-aprendizagem. É bom destacar,
também, que em grande parte das escolas brasileiras, os
laboratórios estão sucateados, dada a falta de investimentos
dos entes públicos, que não oferecem as condições mínimas
necessárias à sua modernização ou até mesmo à reposição
dos equipamentos que os compõem.
|
Imagem: Prof.: Manuel Jeovani |
O laboratório didático ajuda na interdisciplinaridade e na
transdisciplinaridade, já que permite desenvolver vários campos,
testar e comprovar diversos conceitos, favorecendo a capacidade
de abstração do aluno.
Além disso, auxilia na resolução
de situações-problema do cotidiano, permite a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos,
levando-o a fazer inter-relações. Isso o capacita a desenvolver
as competências, as atitudes e os valores que proporcionam
maior conhecimento e destaque no cenário sociocultural.
Assim, a necessidade de inserir novas tecnologias, mostrar
a importância da alfabetização científica e tecnológica no
processo de formação dos indivíduos, destacar a associação
entre as diferentes teorias e o ensino experimental tornam
tão fundamental o uso do laboratório nas escolas, na era moderna.